Significado Do Nome Rafael – Origem, Curiosidades, Personalidade

Significado Do Nome Rafael – Origem, Curiosidades, Personalidade
5 (100%) 5 vote[s]

O significado dos nomes sempre despertou a curiosidade das pessoas, como o Significado do Nome Rafael, um nome relativamente comum de homens. Para se ter uma ideia melhor, de acordo com o senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), em 2010, só no estado de São Paulo, foram encontradas mais de 200 mil pessoas do sexo masculino chamadas Rafael.

O mesmo levantamento apurou que no estado do Paraná, cerca de 50 mil homens se chamavam Rafael, no ano da pesquisa. E mais: um famoso site de pesquisa e informações sobre bebês apontou que em 2015, o nome estava em 8º lugar no ranking brasileiro de nomes escolhidos para recém nascidos. Vamos, então, saber mais sobre o Significado do Nome Rafael?

Significado do Nome Rafael

Significado Do Nome Rafael

O Significado Nome Rafael tem como interpretação principal “Deus curou” ou “curado e abençoado por Deus”. Povos antigos  usavam as palavras “Repha” que significa curou, ou curar e “El” que significa Deus.

Ou seja, na junção das duas palavras de origem hebraica, temos o nome “Rephael”, que em português ficou traduzido como Rafael.

Origem Do Nome Rafael

O Significado do Nome Rafael tem muita relação com a sua origem, que é hebraica. Entre as histórias bíblicas católicas, o Nome Rafael é citado em um Evangelho apócrifo, e Rafael seria um dos sete arcanjos. O livro de Tobias traz esta informação ao nosso conhecimento.

Ainda segundo as histórias dos livros apócrifos, revelados pelos católicos, o arcanjo Rafael teria realizado a cura do pai de Tobias. Para além das histórias hebraicas, em seus cânones de milhares de
anos.

O Significado do Nome Rafael também é relacionado com as citações nas histórias místicas das culturas do Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. De acordo com essas lendas, este arcanjo teria sido o responsável pelo Anuncio do Juízo Final.

Já os ingleses não gostam muito de nomear seus filhos com esse nome, o que é muito diferente nos países de língua latina na Europa. Ou seja, portugueses, espanhóis, italianos e até franceses nomeiam seus filhos com o Nome Rafael a muito tempo.

Por conta da sua simbologia ligada ao mundo religioso, esse nome foi usado de maneira intensiva no inicio da Idade Média na Europa. Em especial, os italianos amavam nomear os homens com o nome de Rafael nesse período. Os judeus também davam o nome de Rafael aos seus filhos no mesmo período.

Muitos famosos ganharam o nome de Rafael ao longo dos séculos e um dos mais famosos foi o pintor e arquiteto do Renascimento, Rafael Sanzio. Ele foi levado pelo seu pai com apenas 11 anos a uma Academia de Belas Artes para aprender a ser pintor.

As obras de Rafael  ficaram tão famosas que fizeram com que o pintor e arquiteto continuasse tendo seu nome ecoado ao longo dos séculos. Ele morreu com apenas 37 anos e isso deu uma aura de misticismo em torno do seu nome e de sua figura. Ele viveu entre 1483 e 1520, suas obras estão expostas no museu do Louvre.

Apelido Do Nome Rafael

Atualmente, os meninos que são registrados com o nome de Rafael, são chamados de maneira carinhosa de Rafa.

Personalidade De Quem Se Chama Rafael

O Nome Rafael está ligado a pessoas  inquietas, porém, de uma criatividade fora do comum. Ainda são consideradas  impulsivas.

Mas, apesar dessas características atribuídas ao Nome Rafael, acredita-se que as pessoas assim chamadas são buscadoras da paz interior. Também, têm o poder de enxergar coisas que outras pessoas não conseguem. Sendo assim, eles conseguem se adaptar a questões embaraçosas muito antes dos demais.

Em geral, os meninos que ganham o nome de Rafael também costumam ser muito espiritualizados. Eles não fazem amizade com tanta facilidade com qualquer pessoa e podem ser bem desconfiados com pessoas desconhecidas.

Embora, sejam muito exigentes para que se conquiste a amizade deles, não exigem perfeição daqueles que os rodeiam. Além destas características básicas daqueles que se chamam Rafael, são pessoas espiritualizadas, muito compreensivas. Não são dados a grandes demonstrações de suas emoções. Alguns podem ser muito tímidos e não se revelarem logo no primeiro contato.

Porém, as questões cotidianas podem lhe deixar pensativos. As questões do dia a dia podem fazer com que essas pessoas passem refletindo sobre a vida. Eles não deixam as coisas para lá! Eles insistem em discutir as situações e gostam que tudo seja esclarecido em seus mínimos detalhes.

Por conta destas características as pessoas com o Nome Rafael também podem ser muito controladores, pois, ao querer que as coisas aconteçam a maneira delas nos mínimos detalhes. Eles ainda podem ter uma personalidade um pouco possessiva.

Pessoas com o nome de Rafael ainda gostam de controlar tudo e todas as pessoas ao seu redor. De negativo na personalidade das pessoas com nome de Rafael é que elas podem ser muito exigentes. Ao querer controlar tudo e todos ao seu redor, elas exigem mais e o melhor das coisas à sua volta. Isso faz com que muitas outras pessoas não as compreendam.

Então, essas pessoas podem se tornar  muito reclusas, ou seja, não gostarem nem ao menos de sair de casa e nem de socializar com outras pessoas. Em geral, seu círculo de amizades é muito restrito e não vão a grandes festas ou badalações.

Relacionamento Com Pessoas Chamadas Rafael

Para que se tenha um relacionamento saudável com pessoas de Nome Rafael é preciso levar em consideração que essas não vão te chamar para sair em locais muito cheio de gente. Elas vão preferir o aconchego do lar.

Mesmo entre as crianças com esse nome, enquanto a maioria vai ao parquinho e tem vários amiguinhos na escola, os meninos de Nome Rafael, geralmente, vão se interessar pelos livros e pelas artes.

Variações De Rafael

Significado do Nome Rafael – Variações

Como já fora mencionado, o Nome Rafael é encontrado em diversas regiões do mundo, mas, geralmente, com formas variadas do brasileiro Rafael. Na Alemanha, por exemplo, o nome costuma ser grafado com duas letras “f”: Raffael.

Já em países de Língua Inglesa, em geral, usa-se a grafia Raphael. Na França, o Nome Rafael é escrito da mesma forma que no nosso país.

Feminino

O feminino do Nome Rafael é Rafaela.

O significado dos nomes tem despertado a curiosidade das pessoas, seja qual for sua origem, idade ou língua.

Como o nome é usado para dar distinção e identidade às pessoas, é necessário escolhê-lo com amor e atenção. Por isso, saber o significado, pode ajudar muito na decisão.