Significado do Nome Miguel – Origem, Características, Misticismo

Significado do Nome Miguel – Origem, Características, Misticismo
5 (100%) 7 vote[s]

Significado do Nome Miguel – O Nome Miguel talvez seja o nome masculino que mais relação direta tem com a Bíblia. É um nome muito utilizado em nosso Brasil para nomear nossos meninos.

Apesar de um nome muito antigo, o Nome Miguel está em alta novamente. De acordo com um famoso site sobre bebês, o nome consta, desde 2010, na lista dos 10 nomes mais escolhidos para os recém-nascidos no sexo masculino. A mesma fonte declarou à imprensa que, em 2018, Miguel foi o nome de menino mais escolhidos pelos pais dos pequenos.

Por isso, acompanhe o post completo e descubra tudo sobre o Significado do Nome Miguel.

Significado Do Nome Miguel

Origem e Significado Do Nome Miguel

Assim como outros nomes, o Significado do Nome Miguel é baseado e composto por duas expressões. Esse nome tem origem na língua hebraica. Mikhayáh, que pode significar, quem é Como e, El, Deus. Ou seja, Miguel significa “Quem é como Deus?”

O personagem descrito na Bíblia, que recebe o Nome Miguel, também é um arcanjo. Mas, esse arcanjo ao contrário de outros, tem uma característica peculiar. Ele é considerado o mais humilde das criaturas bíblicas e, na verdade, podemos ler Miguel como “ninguém é como Deus”. 

Líder nato dos exércitos dos anjos de Deus, ele protege a todos sem fazer distinção. Portanto, também é considerado como o protetor das Forças Armadas e daqueles que fazem algum trabalho para proteger as pessoas. Policiais, bombeiros, socorristas também tem a proteção do Arcanjo. 

Embora os registros do Nome Miguel sejam muito antigos, antes do nascimento de Jesus, o nome só se tornou popular no século II, ainda na Antiguidade. Em Portugal, a variante do nome Miguel, que foi utilizado por todos séculos da Idade Média, era Micael. 

No mesmo período, o nome também seria ostensivamente utilizado para nomear os meninos na Inglaterra e na Irlanda. Para o primeiro, a versão seria Mighel e num dos países mais frios do mundo, a Irlanda tornou a versão Michael mais famosa do Nome Miguel

Muitos famosos receberam este nome, muitos conhecem nomes como Michael Jackson (cantor e dançarino), Michael Douglas (cantor), Michael Jordan (atleta), entre outros. Mas, um dos mais famosos é o escritor Miguel de Cervantes. O escritor espanhol viveu na Espanha entre os séculos XVI e XVII, ele escreveu Dom Quixote. 

A obra do Miguel mais famoso no mundo todo através da literatura traz um enredo envolvente. Um decadente fidalgo (nobre) castelhano sai ao redor do mundo junto do seu fiel parceiro. Sendo assim, Dom Quixote e Sancho Pança saem em busca de aventuras. Porém, os dois enfrentam as dificuldades da realidade. 

Características Do Nome Miguel

Dentre o Significado do Nome Miguel, os meninos que ganham esse nome, sempre serão pessoas mais dadas e serem contemplativos. Eles não são tímidos , mas, não fazem grande número de amigos. Mas, há algo que os homens que ganham o nome de Miguel nunca vão fazer, que é sentirem superiores. 

Por mais que estes tenham algum talento, eles não vão colocar esta característica em evidencia. Esses homens também não conseguem se abrir a qualquer pessoa. É preciso um longo trabalho para que possamos adquirir a confiança daqueles que têm o Nome Miguel

Os pais dos meninos chamados Miguel não vão precisar se preocupar com as notas dos seus filhos. Pois, esses meninos serão muito estudiosos e dedicados a qualquer tipo de tratamento. Eles também poderão vir a ser uma pessoa muito organizada, mas, também vão querer que as outras pessoas tenham o mesmo comportamento. 

Outra característica presente no Significado do Nome Miguel, é que, a sua disciplina e gosto pelos desafios os levam a se fecharem em si mesmos e deixam de lado as relações pessoais. Portanto, os meninos que ganham o Nome Miguel acabam tendo pouco amigos e sendo um pouco solitários. As pessoas que os cercam os consideram um pouco inflexíveis, pois, costumam não aceitar as opiniões alheias. 

Infelizmente algumas pessoas podem vir a se afastar e deixar os homens com o nome de Miguel, por ficarem um pouco receosos com seu comportamento. A todo momento, eles tem a tendência de sentirem que estão comandando um exército. 

Significado Do Nome Miguel - características

Para empresas e corporações que trabalham com metas, os chamados com o Nome Miguel serão ideais para serem grandes e bem sucedidos empresários. A comemoração para aquele que inspirou o nome Miguel é sempre em todo dia 29 de Setembro de todo ano. 

Mas, não apenas de mandar em tudo e em todos é a parte mais relevante da personalidade daqueles que têm o Nome Miguel. Eles também são muito diplomáticos, mesmo com toda a sua dificuldade de aceitarem as opiniões alheias. Eles vão conseguir se sair bem em qualquer situação embaraçosa.

Aqueles que ganham o nome de Miguel ainda se tratam de homens que tendem a ser muito trabalhadores. Mas, tem algo que eles também não suportam: pessoas mornas ou covardes. Para os “Miguéis” é sempre tudo ou nada! 

E para encerrar em tantas características marcantes aqueles que levam o Nome Miguel pela vida toda é a pontualidade. Eles amam honrar seus compromissos de diversas naturezas. Muito difícil se vê um Miguel atrasado. Ele também detesta ficar devendo, ou seja, também será pontual com as finanças. 

Além de líderes comerciais ou administrativos, aqueles que ganham o Nome Miguel, também podem se adaptar a outras profissões muito nobres. Eles poderão escolher a área da Economia, Engenharia, Contabilidade, por conta da sua facilidade com organização e números.

Lugares Com o Nome Miguel

É notável a presença do Nome Miguel em lugares, como cidades, estados, bairros e outras localidades.Alguns exemplos são: Miguel Hidalgo (México), San Miguel de Tucumán (Argentina), San Miguel de Allende (México), San Miguel de Cozumel (México), San Miguel (Filipinas), San Miguel Zinacantepec (México), San Miguel (Costa Rica), São Miguel dos Campos (Brasil), Miguel Pereira (Brasil), São Miguel Paulista (Brasil), São Miguel do Guamá (Brasil), São Miguel Arcanjo (Brasil), etc.

Variantes e Nomes Relacionados

Não há, na Língua Portuguesa, uma forma feminina oficial do Nome Miguel, no entanto, há diversos nomes que podem ser considerados variantes, como:

  • Michele;
  • Maicon;
  • Micaela;
  • Miche;
  • Michael;
  • Micael;
  • Miqueias, entre outros.

Misticismo e o Nome Miguel

Significado Do Nome Miguel - Misticismo

Crendice para alguns, algo a ser levado à serio por outros. Seja como for, Miguel é um nome bastante estudado pelas ciências místicas e esotérica, provavelmente, por ser o nome de um dos arcanjos mais poderosos.

Alguns elementos são atribuídos ao Significado Nome Miguel, como:

  • Elemento de Alma: número 8, que revela amor, afeição, controle e organização.
  • Elemento de Aparência: número 4, que remete à criatividade, ao trabalho e à originalidade.
  • Elemento de Destino: número 9, que significa riquezas espirituais, generosidade, realizações.

O significado dos nomes tem despertado a curiosidade das pessoas, seja qual for sua origem, idade ou língua.

Como o nome é usado para dar distinção e identidade às pessoas, é necessário escolhê-lo com amor e atenção. Por isso, saber o significado, pode ajudar muito na decisão.