Significado Do Nome Helena – Origem, Personalidade e Mais!

Significado Do Nome Helena – Origem, Personalidade e Mais!
5 (100%) 2 vote[s]

Vamos saber mais sobre o Significado Do Nome Helena e demais curiosidades? Isso porque esse nome antigo e delicado parece ter voltado com tudo à “moda” nos últimos anos. 

Prova disso é um levantamento de um reconhecido site nacional que faz pesquisas sobre bebês e nomes. De acordo com esse website, o Nome Helena ficou no ranking dos 5 nomes mais escolhidos para meninas recém-nascidas nos anos de 2017 e 2018. 

Significado Do Nome Helena

Significado Do Nome Helena

O Significado Do Nome Helena é um dos mais bonitos que existem. Esse nome significa “Raio de Sol”, ou, ainda “aquela que resplandece como um raio de sol”. Nada mau, não acho?

Ainda, na cultura grega , Helena (grafado como “Heléne”) tem outro lindo significado. O Significado Do Nome Helena na Grécia é um simbolismo à esperança, que traz  raios de sol para iluminar e findar o período de trevas que é a noite. 

Origem Do Nome

Além do Significado Do Nome Helena é interessante sabermos sobre a sua origem. Helena é um antigo nome grego, que indicava “Tocha”. Ou seja, aquela que  iluminava o caminho dos homens, em um período de pouca tecnologia. 

Santa Helena

Talvez não só o Significado Do Nome Helena torne esse nome tão popular em várias regiões do mundo (incluindo o Brasil). O nome é muito valorizado, por exemplo, pelos fieis da Igreja Católica Apostólica Romana.

Isso porque Helena fora uma mulher simples, que se converteu ao cristianismo e sempre realizou boas ações em vida, por volta do  no ano 313. Fora canonizada pelo Vaticano nos anos 800, por sua fé e dedicação aos mais necessitados. O dia que homenageia a santa é 18 de agosto.

Histórias Do Home Helena

Uma das personagens mais famosas das lendas e mitos que são contados ao longo de milênios, se chama Helena. Ela seria filha do próprio deus Zeus e Leda. Sua mãe era esposa de Tíndaro, o rei de Esparta. Porém, Leda teria sido seduzida por Rei dos Deus, Zeus, que teria se transformado em um cisne. 

Quando Leda, mãe de Helena, ficou grávida, de acordo com a lenda, ela teria chocado dois ovos. Nasceram então, Helena e Pólux; ambos filhos de Zeus. Do outro ovo, nasceram Castor e Clitemnestra, filhos de Tíndaro. 

Quando a linda Helena cresceu despertou a paixão de muitas homens, pois era considerada a mulher mais bonita de toda a Grécia Antiga. Ela se tornou a rainha da Laconia, por conta de seu matrimonio com o Rei Menelau. 

De acordo com algumas lendas ela teria sido raptada ou fugido por vontade própria com Páris. Esse era o príncipe de Tróia, fato que fez com que Menelau declarasse guerra à Tróia, para defender a sua honra.

Os relatos dão conta de que a Guerra de Tróia teria durado 10 anos e provocado a morte de grandes heróis. 

O destino de Helena é incerto, algumas versões da lenda, dão conta de que ela teria fugido após a morte do seu amante, Páris. Ela teria se estabelecido no território de uma das viúvas da Guerra de Tróia.

A mulher por vingança teria descoberto o paradeiro de Helena e teria ordenado a sua morte por enforcamento. 

Algumas homenagens foram erguidas para a personagem na Grécia Antiga, mas nenhum templo de grande importância por ela ter sido causadora de grandes tragédias.

Outra lenda atribuída à linda Helena, é de que na árvore onde ela foi enforcada, suas lágrimas teriam banhado as raízes de uma árvore, que depois teria o poder de restituir a beleza às mulheres. 

Personalidade Das “Helenas”

Significado Do Nome Helena - Características

O Significado Do Nome Helena faz um tanto de referência à personalidade dessas mulheres chamadas Helena. Por terem dotes artísticos, considerados iluminados, elas costumam gostar muito de chamar a atenção, ou seja, serem iluminadas. 

Mas, apesar de amar os holofotes, as meninas e mulheres de Nome  Helena tendem a ser mais calmas do que muitas outras pessoas do sexo feminino. Elas têm um ar de serenidade em suas personalidades também. 

Em cima dos palcos, serão estrelas de muito brilho! No entanto, na vida intima elas irão quase sempre ser reservadas. 

Também costumam ser precavidas e analíticas, ou seja, as “Helenas” estudam possibilidades, antes de tomar qualquer atitude ou decisão em suas vidas. Por isso, elas são consideradas pessoas muito cautelosas.

Valorizam a família. Sempre irão considerar e respeitar os seus familiares e dar muito apoio a eles. Ainda, são pessoas muito carismáticas e que fazem muitos amigos, com certa facilidade. 

Mas, não se deixem levar por tanta beleza e simpatia, as mulheres com o nome de Helena, podem se transformar quando alguém não concorda com elas. Ás vezes, o espírito da falta de paciência pode se apossar das doces e lindas “Helenas”. 

As profissões que mais se identificam com as mulheres de Nome Helena parecem ser bem óbvias, como: atrizes, pintoras, dançarinas, professoras, costureiras ou artesãs. Isso, porque, além da veia artística, elas vão amar sempre as atividades manuais. 

Pessoas que não tem uma aura de otimismo, podem não fazer muito bem às meninas chamadas Helena. Essa é uma das características mais fortes da personalidade das meninas que ganham o nome de Helena. A capacidade de filtrar todas as emoções do ambiente onde elas estão. 

Um dos únicos defeitos dessa personalidade tão radiante, é a dificuldade de perdoar. As “Helenas” têm dificuldade de esquecer ofensas ou qualquer atitude negativa que os outros lhe dedicam. Isso pode tornar essas mulheres rancorosas e nostálgicas, o que nunca é bom. 

Mas, quem se chama Helena é também  muito perseverantes, mesmo que você lhe apresentar dificuldades, elas irão procurar caminhos e meios para contornar estas situações adversas.

Quando alguém as contraria quanto as suas opiniões, elas podem se sentirem provocadas. Por isso, é preciso, muitas vezes, que quem convive intimamente com uma Helena, seja mais firme.

Mas, não deixe de sempre dialogar de maneira sincera com as “Helenas”, pois elas costumam ser bem abertas ao diálogo, o que é ótimo para elas e as pessoas próximas. 

Popularidade Do Nome Helena

Significado Do Nome Helena - Popularidade

No Brasil, estima-se que há mais de 40 mil mulheres chamadas Helena. A pesquisa se trata de um censo de 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010.

Mas com o aumento das meninas que receberam o nome de Helena nos anos posteriores, esse número deve ter subido consideravelmente.

O significado dos nomes tem despertado a curiosidade das pessoas, seja qual for sua origem, idade ou língua.

Como o nome é usado para dar distinção e identidade às pessoas, é necessário escolhê-lo com amor e atenção. Por isso, saber o significado, pode ajudar muito na decisão.