Significado do Nome André – Origem, Características, Curiosidades

Significado do Nome André – Origem, Características, Curiosidades
5 (100%) 10 vote[s]

Significado do Nome André – Os nomes de pessoas sempre atraem a nossa curiosidade, como no caso do Nome André, que é relativamente comum. Conforme um levantamento em todo país feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no ano de 2010, mais de 150 mil pessoas do sexo masculino no estado de São Paulo têm o Nome André.

Mais de 15 mil se chamam André no estado do Rio de Janeiro e quase 3 mil no Distrito Federal.

Vale saber existe até uma ciência e campo de estudo que investiga os nomes das pessoas. Essa ciência é chamada de Onomástica, que vai em busca da etimologia, classificação e transformações dos nomes próprios ao longo do tempo e da História.

Dentro da Onomástica há vários subgrupos de estudos, sendo o mais significativo a Toponímia, que estuda e tenta explicar os nomes próprias em relação a regiões diversas do mundo.

Mas, enfim, você quer saber mais sobre o Significado do Nome André, como suas origens, características e outras curiosidades? Então, não perca a seguir!

Significado Do Nome André

Origem Do Nome André

O Significado do Nome André é de origem grega e tem como significado principal “másculo”, “viril” e “masculino”. Originalmente, estudos apontam que o nome masculino André teria vindo da língua grega e o original seria “Andreas”.

Significado Do Nome André

O Significado do Nome André também tem como base o elemento “andrós”, que significa “homem”, “másculo” e “viril”. No Brasil, no entanto a palavra chegou pelas “mãos” dos franceses, recebendo a grafia de André e sendo incluído na Língua Portuguesa dessa maneira. Além disso, para os franceses o Nome André é comumente utilizado, também, como sobrenome.

Outras Curiosidades Sobre o Nome

O Significado do Nome André também tem embasamento bíblico, já que é citado no livro cristão sendo considerado um dos discípulo de Jesus Cristo. Tal fato é narrado no Novo Testamento.

André era irmão mais novo de São Pedro, esse considerado o patrono da Igreja Católica Apostólica Romana. Como um dos discípulos mais próximos de Jesus, André tinha a missão de anunciar a Boa Nova do Evangelho ao redor do Mundo.

Por conta da sua missão, o discípulo de Nome André foi condenado a ser crucificado. Ele teria recebido essa condenação devido ao seu trabalho de evangelização ao longo do Mar Negro. A cruz em que André foi crucificado foi um tipo diferente daquela destinada a Jesus Cristo. A cruz ficou conhecida, então, como crux decussata.

De acordo com os registros da época, André teria pedido para ser crucificado nesse tipo de cruz, pois não se sentiria digno de ser crucificado da mesma forma que Jesus Cristo. Mesmo processo teria sido feito com o irmão mais velho de André: Pedro, ou São Pedro.

Já na Idade Média, na Europa, mais precisamente em Portugal, o Nome André se escrevia Andreu. Documentos do século XIII nos permitem analisar como o Nome André era muito utilizado entre os europeus e também nos países de origem eslava.

Característica Do Nome André

Significado Do Nome André - Características

Quanto à personalidade, os meninos que ganham esse nome são dotados de muita força de vontade, em geral, mais do que as outras crianças. Eles costumam tomar a iniciativa de realizar o que querem desde os primeiros anos de vida. E, quando alcançam o resultado que queriam, não se acomodam.

Os garotos de Nome André precisam estar em constante movimento. Ainda são considerados  agitados, mas, ao mesmo tempo muito carentes.

Não gostam muito de repartir a atenção daqueles que o cercam. Mas, quanto a outras pessoas quem recebe o Nome de André aprende desde cedo a valorizar as amizades. São ainda generosos desde a primeira infância.

Quem tem o Nome André, ao chegar na idade adulta, acabam se aproximando mais da família. Tornam-se mais protetores daqueles que amam e estimam,

Intrigas também não atraem essas pessoas. O Significado do Nome André, também mostra que um ambiente familiar mais calmo é tudo o que os homens que possuem esse nome gostam.

Outra característica marcante é que quem se chama André, em geral, busca ser perfeito em todos as áreas da vida. Tudo tem de ser analisado e estudado em sua vida e nada é feito por impulso. Desorganização também pode lhe deixar muito angustiado.

Entre as características positivas da personalidade dos “Andrés” destacam-se: justiça e equilíbrio nas relações. Mas eles também se ressentem fácil com brincadeiras e piadas e podem deixar de falar com alguém por coisas muito pequenas.

André e Os Relacionamentos Afetivos

Quanto ao lado afetivo, o Significado do Nome André sugere utopia. Ou seja, é comum que pessoas com esse nome vivam sonhando com um parceiro ideal, podendo entrar em uma procura constante e, até mesmo, magoando o próximo, mesmo que sem querer.

Ciúme também é um ponto forte na personalidade dos indivíduos com o Nome André. Isso pode atrapalhar um pouco as relações pessoais e amorosas deles. Mais uma vez o lado sonhador, dos homens que se chamam André podem interferir na vida de outras pessoas. Isso faz com que eles fiquem inconformados com certos episódios da vida e tenham dificuldade de aceitá-los.

Simbologia Do Nome André

  • Elemento: ambição;
  • Número da personalidade: 9, que indica generosidade, iniciativa, otimismo;
  • Número de expressão: 6, que remetem à ambição das pessoas com Nome André.

Formas Femininas De André

Em sua forma feminina, o Nome André é equivalente a Andréa ou Andreia.

Outras Curiosidades Sobre o Nome André

Significado Do Nome André - variantes

Outros fatos bem curiosos sobre esse nome são:

  • Algumas variantes do Nome André: Andrew, Andrey, Andreu, Andreo, Andreolli, Andro, Andrei, Andre, Andrieu;
  • Algumas culturas definem a personalidade das pessoas que se chamam André como viris;
  • Alguns dos apelidos mais comuns dos “Andrés”: Andrezinho, Dé, Dedé, Deco, Dedeco;
  • O nome foi um dos mais comuns em nascimentos de bebês do sexo feminino nas décadas de 1980 e 1990. A partir dos anos 2000 a incidência de recém-nascidos com o Nome André reduziu;
  • Na Itália a forma feminina brasileira de André, Andrea, se trata de um nome masculino.

Brasileiros Conhecidos Que Se Chamam André

André Gonçalves (ator e diretor), André Rezende (estilista), André Lima (jogador de futebol), André Luiz Frambach (ator), André Bankoff (modelo), André Marques (ator e apresentador),  André Janones (deputado federal), entre outros.

O significado dos nomes tem despertado a curiosidade das pessoas, seja qual for sua origem, idade ou língua.

Como o nome é usado para dar distinção e identidade às pessoas, é necessário escolhê-lo com amor e atenção. Por isso, saber o significado, pode ajudar muito na decisão.