O Filtro Dos Sonhos se trata de uma espécie de amuleto. Sua origem não pode ser totalmente apontada, mas há evidências de que esse objeto tenha surgido na cultura dos índios dos Estados Unidos.
O amuleto também é conhecido como “Espanta Pesadelos, “Caçador de Sonhos” e “Catasonhos”. Já em inglês, o Filtro Dos Sonhos recebe o nome de “Dreamcatcher”.
Lendas Sobre o Filtro Dos Sonhos
Como mencionado, não há uma origem precisa para o surgimento do Filtro Dos Sonhos. Dessa forma, há algumas lendas ligadas ao amuleto.
Alguns povos antigos, como os Ojíbuas (uma tribo indígena norte-americana) mantinham a crença de que, ao cair da noite, a atmosfera terrestre era invadida por sonhos, sendo alguns deles ruins e outros bons. Tais sonhos trariam diversas mensagens muito valiosas.
Outra lenda aponta que existiam, na época, duas tribos indígenas nos Estados Unidos. Os grupos nutriam rivalidade entre si e, com isso, as crianças de ambas as tribos se amedrontava e tinham pesadelos durante o sono.
Frente a isso, uma deusa, conhecida por Grande Mãe Búfala, veio até a terra e solicitou que um xamã criasse um aro com galhos de salgueiro.
O objetivo era que os sonhos bons passassem pelo centro desse círculo e as energias ruins que causavam os pesadelos ficassem presas no amuleto, sendo expelidas com o raiar do dia. Outra função era transmutar energias ruins em energias boas e construtivas.
Além dessas duas lendas, outras nações indígenas da América do Norte são apontadas como as criadoras do Filtro Dos Sonhos. Em muitas tribos, o amuleto também era considerado um símbolo de confraternização e união entre os mais diferentes povos.
Qual a Função do Filtro Dos Sonhos
O Filtro Dos Sonhos é um objeto místico e uma de suas principais funções é evitar que as pessoas tenham pesadelos.
Também funciona como um amuleto para atrair coisas boas, como sorte e sabedoria. O amuleto pode ajudar as pessoas a realizarem os sonhos de suas vidas.
O Filtro Dos Sonhos ainda tem o poder de transformar energias negativas em energias positivas, purificando pessoas e os ambientes.
Além disso, ele separa sonhos ruins de sonhos bons e deixa que apenas os sonhos positivos cheguem até as pessoas que o usa.
Resumindo, para você entender melhor cada finalidade das partes que formam o Filtro Dos Sonhos, confira a seguir:
- Círculo e Circuncírculo: dão sustentação a todo o amuleto e representam tanto a vida como a eternidade;
- Centro: simboliza a força do Universo, o nosso Eu superior e o criador;
- Teia: representa a nossa alma, as nossas escolhas, o nosso livre arbítrio;
- Penas: elementos muito importantes no Filtro Dos Sonhos, que simbolizam o ar e a respiração, como já mencionado.
Como é Um Filtro Dos Sonhos
O Filtro Dos Sonhos pode ser encontrado em diversos tamanhos. O modelo original dele é composto por um circulo e um circuncírculo.
Uma pena deve ser colocada no centro desse círculo. A pena simboliza a nossa respiração e o ar, duas coisas que são fundamentais para a vida.
Outros significados são dados a essa pena, como: a sabedoria feminina e o instinto de proteção masculino. Também representa a coragem de ambos os sexos.
Tradicionalmente, o Filtro Dos Sonhos é confeccionado com fibras de uma planta conhecida popularmente por salgueiro-chorão.
Essa trama de fibras é revestida com pedaços e tiras de couro, que são amarrados com fios, o que torna o objeto semelhante a uma teia de aranha.
O centro permanece com um orifício, no qual é inserida a pena. As demais penas do Filtro Dos Sonhos tradicional são provenientes de aves em geral.
Essas outras penas são penduradas no circuncírculo e formam geralmente 4 espécies de correntes.
Vale saber que o Filtro Dos Sonhos não tem padrões de cores. No entanto, tanto os amuletos tradicionais como os atuais são bastante coloridos, pois as cores atraem energias boas diversas, além de bloquear as ruins.
Atualmente, muito modelos de Filtro Dos Sonhos não são confeccionados da maneira explicada acima. São usados outros materiais, no entanto, as simbologias são as mesmas.
Como Usar o Filtro Dos Sonhos
O Filtro Dos Sonhos pode ser colocado em qualquer local onde a pessoa considera que precisa de proteção, sorte e outras energias positivas.
É comum, hoje, vermos Filtro Dos Sonhos em janelas de quartos, pendurado no retrovisor de carros, em estabelecimentos comerciais e até mesmo marcado na pele, em forma de tatuagem.
Aliás, de acordo com tatuadores de uma das praias mais frequentadas do litoral norte do estado de São Paulo, a tatuagem com a figura do Filtro Dos Sonhos está, ultimamente, entre as mais escolhidas pelas pessoas.
Algumas pessoas optam por essa tatuagem apenas por questões estéticas, enquanto outras pelo seu significado místico.
Não esqueçamos também que hoje em dia temos modelos de adereços com a figura do amuleto, como brincos e pingentes em geral, usados em colares, pulseiras, adornos de cabeça e outros.
Curiosidades Sobre o Filtro Dos Sonhos
Agora que já sabemos como surgiu o amuleto, suas lendas, materiais tradicionais, funções e outras informações, conhece 5 curiosidades sobre esse amuleto:
- O Filtro Dos Sonhos pode ser confeccionado com outros materiais, que não os tradicionais. No entanto, não se recomenda nunca usar arames ou pedaços de ferro no amuleto, já que se acredita que esses materiais bloqueiam a troca de energia entre as pessoas e o Universo.
- Jamais feche totalmente o orifício central do amuleto. Se isso acontecer, fechará o espaço por onde o Universo transforma energias negativas em positivas, além de não conseguir filtrar sonhos ruins.
- Caso queira ter um Filtro Dos Sonhos em ambientes fechados, procure sempre o deixar em um local onde ele pegue sol. Se isso for impossível, coloque o amuleto para tomar sol e ar puro durante 20 minutos, pelo menos uma vez a cada 7 dias.
- Pode ocorrer da teia do amuleto romper-se. Se isso ocorrer, provavelmente, o Filtro Dos Sonhos absorveu muitas energias ruins. Esse amuleto deve ser descartado e trocado por um novo.
- A mesma orientação serve para outras partes do objeto que vierem a quebrar ou estragar. Desfaça-se do amuleto, mas não deixe de providenciar outro, ok?